Nota de Solidariedade - Hospital Badim

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) manifesta total apoio aos pacientes, familiares, funcionários e farmacêuticos do Hospital Badim, situado no bairro do Maracanã - Rio de Janeiro, que, na noite da última quinta-feira (12.09), foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

Em uma corrente do bem, diversos farmacêuticos da Saúde Pública e outros segmentos teceram uma rede de solidariedade via mídias sociais para ajudar com doação de medicamentos - a exemplo do Cyanokit, tratamento indicado no caso de intoxicação por cianeto - e aos pacientes e pessoas que trabalharam no resgate.

Como um exemplo do uso do meio digital para o bem, centenas de profissionais da Saúde criaram grupos e, de forma conjunta, trabalharam para disponibilizar especialistas e orientação que pudessem mitigar as possíveis eventualidades e tratar os pacientes que, por terem inalado fumaça, sofreram queimaduras nas vias aéreas e foram encaminhados para o Quinta D'Or, em São Cristóvão.


A solidariedade dos hospitais privados e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde foi fundamental para minimizar os impactos e fatalidades no incidente. A farmacêutica Heloá Ghinle Rodrigues, funcionária do Hospital Badim, reitera a importância da colaboração. “Só podemos agradecer a ajuda de todos. Os moradores da região, comerciantes próximos que abriram as portas para ajudar, hospitais da adjacência, enfim, todos foram luz no meio do caos”, afirma.

Foram mais de cinco horas de intenso trabalho até todas as vítimas serem transferidas e, até o momento, há confirmação de 11 óbitos - todas de pacientes que não conseguiram ser retirados do hospital a tempo.

O CRF/RJ reitera o apoio aos farmacêuticos e demais profissionais de saúde e manifesta pesar e solidariedade aos que perderam entes e/ou estiveram diante do cenário trágico.

A corrente do bem continua: o comitê de apoio do Hospital Badim foi acionado para começar uma busca ativa pelos pacientes que foram transferidos para unidades de saúde do estado. O número de WhatsApp (21) 97101-3961 e o e-mail suportefamiliares@badim.com.br está disponível para atualização da localização dos pacientes aos familiares dos envolvidos.